A inscrição e participação serão gratuitas e feitas exclusivamente através desses formulários
Professores da Educação Básica e do Ensino Superior, Estudantes e Egressos da Graduação e Pós-Graduação e Pesquisadores
Participante com apresentação de trabalho
Até 20/10
Observação: Co-autor inscreve-se no formulário “Participante”, mas não envia arquivo com resumo. Só Autor envia arquivo com resumo, informando co-autores.
Regulamento:
EIXO 01: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMÉRICA LATINA
Discussão da unidade teoria-prática (práxis), da natureza e da sociedade no processo educativo da formação de professores/educadores na América Latina; dimensão científico-tecnológica do trabalho interdisciplinar com abordagens educacionais marxianas no processo de produção e formação profissional; formação inicial e continuada; desenvolvimento profissional docente e políticas de formação de professores na América Latina; cooperação internacional para formação de professores no sul global.
EIXO 02: POLÍTICAS PÚBLICAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO
Análise dos processos de formulação, planejamento, implementação de políticas públicas educacionais na educação básica e ensino superior; avaliação de políticas educacionais e seus impactos na formação docente; gestão democrática da educação; espaço público, cidadania e educação laica; reformas educacionais e as políticas de formação docente; financiamento e acesso à educação; privatização do ensino público; (des)militarização das escolas públicas; problemáticas de gênero, étnico-raciais e de classe; programas de permanência; gestão dos programas e projetos governamentais nas instituições de educação básica; políticas de formação de professores e exigências contemporâneas, no novo contexto da profissionalização docente; educação e teocracia.
EIXO 03: TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI
Análise do papel das tecnologias na formação de professores; limites e possibilidades da educação à distância; impacto das novas tecnologias digitais nas práticas pedagógicas e na formação continuada; desenvolvimento das habilidades para utilização de ferramentas digitais no ensino; estratégias para superar desafios tecnológicos na educação; recursos tecnológicos para a formação docente; uso de metodologias de ensino e aprendizagem à distância; plataformização da educação; relação entre tecnologias e educação para o desenvolvimento profissional dos educadores no século XXI.
EIXO 04: EDUCAÇÃO E TRABALHO
Relação mediada entre trabalho, educação e projeto histórico; as políticas públicas relacionadas ao trabalho e à educação; as interfaces do capitalismo; a divisão social e internacional do trabalho; nacionalização e globalização do trabalho; o mundo do trabalho e sua dinâmica, a organização, a gestão e as condições de trabalho; assédio moral; violência; subjetividade/objetividade, identidade e saúde do(a) trabalhador(a); ações formativas ocorridas em espaços escolares e não escolares; as profissões e ocupações; movimentos sociais, sindicalismo e partidos políticos; as relações de classe, gênero e etnia; intergeracionalidade.