Inscrições

A inscrição e participação serão gratuitas e feitas exclusivamente através desses formulários

Quem pode submeter trabalho?
Professores da Educação Básica e do Ensino Superior, Estudantes e Egressos da Graduação e Pós-Graduação e Pesquisadores

Participante com apresentação de trabalho

Até 20/10

Observação: Co-autor inscreve-se no formulário “Participante”, mas não envia arquivo com resumo. Só Autor envia arquivo com resumo, informando co-autores.

Ouvinte - participante sem apresentação de trabalho

Até 08/11

Regulamento:

• O evento será presencial. Todavia, haverá a possibilidade de apresentação de trabalhos na modalidade online, com limitação de apresentações. Serão aceitos até 10% de trabalhos para apresentação na modalidade online, por eixo temático. A opção pela modalidade online será indicada no ato da inscrição.
  • É de responsabilidade do participante a correta inscrição no evento. A organização do evento só se responsabiliza por problemas técnicos causados por falhas de sistemas que estejam sob sua responsabilidade. Somente serão respondidos e-mails contendo um print da tela para visualização do problema.
  • Cada trabalho submetido poderá ter, no máximo, 03 (três) autoras/es.
  • Os trabalhos a serem apresentados deverão ser submetidos ao evento na forma de resumo expandido, conforme template disponibilizado na aba NORMAS PARA SUBMISSÃO desta página. Deverão ser encaminhados via preenchimento do Formulário On-line de Inscrição, na forma de arquivo em formato (.pdf) no local solicitado. O nome do arquivo deverá seguir este modelo: [XXXII_Seminário_Internacional]_Eixo_0_Nome_Sobrenome (Mesmo nome da inscrição e certificação) Exemplo: [XXXII_Seminário_Internacional] Eixo_7_ João_Silva_Ferreira
  • O resumo expandido deverá ser submetido para um dos eixos temáticos:
EIXO 01: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMÉRICA LATINA

Discussão da unidade teoria-prática (práxis), da natureza e da sociedade no processo educativo da formação de professores/educadores na América Latina; dimensão científico-tecnológica do trabalho interdisciplinar com abordagens educacionais marxianas no processo de produção e formação profissional; formação inicial e continuada; desenvolvimento profissional docente e políticas de formação de professores na América Latina; cooperação internacional para formação de professores no sul global.

Análise dos processos de formulação, planejamento, implementação de políticas públicas educacionais na educação básica e ensino superior; avaliação de políticas educacionais e seus impactos na formação docente; gestão democrática da educação; espaço público, cidadania e educação laica; reformas educacionais e as políticas de formação docente; financiamento e acesso à educação; privatização do ensino público; (des)militarização das escolas públicas; problemáticas de gênero, étnico-raciais e de classe; programas de permanência; gestão dos programas e projetos governamentais nas instituições de educação básica; políticas de formação de professores e exigências contemporâneas, no novo contexto da profissionalização docente; educação e teocracia.

Análise do papel das tecnologias na formação de professores; limites e possibilidades da educação à distância; impacto das novas tecnologias digitais nas práticas pedagógicas e na formação continuada; desenvolvimento das habilidades para utilização de ferramentas digitais no ensino; estratégias para superar desafios tecnológicos na educação; recursos tecnológicos para a formação docente; uso de metodologias de ensino e aprendizagem à distância; plataformização da educação; relação entre tecnologias e educação para o  desenvolvimento profissional dos educadores no século XXI.

Relação mediada entre trabalho, educação e projeto histórico; as políticas públicas relacionadas ao trabalho e à educação; as interfaces do capitalismo; a divisão social e internacional do trabalho; nacionalização e globalização do trabalho; o mundo do trabalho e sua dinâmica, a organização, a gestão e as condições de trabalho; assédio moral; violência; subjetividade/objetividade, identidade e saúde do(a) trabalhador(a); ações formativas ocorridas em espaços escolares e não escolares; as profissões e ocupações; movimentos sociais, sindicalismo e partidos políticos; as relações de classe, gênero e etnia; intergeracionalidade.

• O nome completo, o Documento de Identificação (Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); Passaporte ou o Documento de Identificação utilizado em seu país) e o e-mail de cada um(a) dos(as) autores, deverão ser corretamente indicados no Formulário On-line de Inscrição [criar google form] , cujo preenchimento é de inteira responsabilidade dos autores para a geração da certificação. É importante que os dados inseridos sejam devidamente conferidos no momento da submissão, pois estes não serão corrigidos a posteriori.
  • A inscrição somente estará homologada após o recebimento do e-mail de confirmação da inscrição de apresentador ou apresentadora.
  • Serão certificados e publicados nos anais apenas trabalhos que tenham sido apresentados no evento.
  • Após a emissão, os certificados não serão corrigidos, é de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo expandido conferir se as informações inseridas no sistema estão corretas.