Normas para submissão de trabalho

ATIVIDADES ABERTAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS DOS INSCRITOS NO EVENTO

  • Comunicação Oral: apresentação de relatos de pesquisa, em curso ou finalizadas, ou relatos de experiência. Os trabalhos serão organizados em sessões grupais, por aproximação dos temas apresentados (de acordo com as ementas dos Eixos). O tempo de cada apresentação será de até 15 minutos. A sessão terá um/a coordenador/a indicado/a pela Comissão Científica. 
  • O resumo pode ser escrito em língua portuguesa ou espanhola.
  • Cada trabalho submetido poderá ter, no máximo, 03 (três) autoras/es.
  • Eixos:

A temática geral do Seminário “Embates e resistências para democratização do ensino público no imperialismo do século XXI” deve ser contemplada nos trabalhos nos quatro eixos a seguir:

 

EIXO 01: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMÉRICA LATINA 

Discussão da unidade teoria-prática (práxis), da natureza e da sociedade no processo educativo da formação de professores/educadores na América Latina; dimensão científico-tecnológica do trabalho interdisciplinar com abordagens educacionais marxianas no processo de produção e formação profissional; formação inicial e continuada; desenvolvimento profissional docente e políticas de formação de professores na América Latina; cooperação internacional para formação de professores no sul global.

EIXO 02: POLÍTICAS PÚBLICAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO 

Análise dos processos de formulação, planejamento, implementação de políticas públicas educacionais na educação básica e ensino superior; avaliação de políticas educacionais e seus impactos na formação docente; gestão democrática da educação; espaço público, cidadania e educação laica; reformas educacionais e as políticas de formação docente; financiamento e acesso à educação; privatização do ensino público; (des)militarização das escolas públicas; problemáticas de gênero, étnico-raciais e de classe; programas de permanência; gestão dos programas e projetos governamentais nas instituições de educação básica; políticas de formação de professores e exigências contemporâneas, no novo contexto da profissionalização docente; educação e teocracia.

EIXO 03: TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI 

Análise do papel das tecnologias na formação de professores; limites e possibilidades da educação à distância; impacto das novas tecnologias digitais nas práticas pedagógicas e na formação continuada; desenvolvimento das habilidades para utilização de ferramentas digitais no ensino; estratégias para superar desafios tecnológicos na educação; recursos tecnológicos para a formação docente; uso de metodologias de ensino e aprendizagem à distância; plataformização da educação; relação entre tecnologias e educação para o  desenvolvimento profissional dos educadores no século XXI.

EIXO 04: EDUCAÇÃO E TRABALHO

Relação mediada entre trabalho, educação e projeto histórico; as políticas públicas relacionadas ao trabalho e à educação; as interfaces do capitalismo; a divisão social e internacional do trabalho; nacionalização e globalização do trabalho; o mundo do trabalho e sua dinâmica, a organização, a gestão e as condições de trabalho; assédio moral; violência; subjetividade/objetividade, identidade e saúde do(a) trabalhador(a); ações formativas ocorridas em espaços escolares e não escolares; as profissões e ocupações; movimentos sociais, sindicalismo e partidos políticos; as relações de classe, gênero e etnia; intergeracionalidade.

  • Para Pesquisas Finalizadas ou Relatos de Experiência ocorridos há menos de cinco anos (2019-2024)
  • As normas descritas a seguir devem ser observadas em todos os aspectos para a apresentação de pesquisas finalizadas ou para relatos de experiência ocorridos há menos de cinco anos. Solicitamos especial atenção à correção ortográfica, considerando a importância do bom nível de qualidade dos Anais a serem publicados. A submissão de trabalhos deverá conter os seguintes elementos, cuja sequência está disposta da mesma forma que você encontrará na página do site.
  1. Título: com até 130 caracteres com espaço, em caixa alta e negrito; deve apresentar os principais aspectos da pesquisa ou do relato de experiência.
  2. Identificação do Eixo escolhido.
  3. Modalidade de apresentação: presencial e online (limite do número de apresentações na modalidade online)
  4. Palavras-chave: registrar três palavras-chave que identifiquem o trabalho, separadas por ponto e vírgula.
  5. Resumo Expandido: deve apresentar entre 9.000 e 11.000 caracteres com espaços. O corpo do texto deve conter os seguintes subtítulos, em negrito..
    1. Introdução: contextualização, aspectos teóricos e o(s) objetivo(s).
    2. Método (nas pesquisas) ou Desenvolvimento da Experiência (nos relatos de experiência): descrição do percurso metodológico, como a pesquisa foi realizada (delineamento da pesquisa, participantes, instrumentos, procedimento de coleta/produção e de análises de dados) ou como ocorreu a experiência em questão.
    3. Resultados e análise crítica: resultados identificados na pesquisa ou efeitos decorrentes da experiência, acrescidos de reflexão e análise crítica.
    4. Considerações finais: implicações da pesquisa ou do relato de experiência com maior destaque.
    5. Referências: das obras citadas no resumo, não contabilizando para a contagem de caracteres do resumo.
    6. Filiação institucional: informar a instituição a que pertence, cidade, estado (província), país. Caso seja vinculada/o à universidade, poderá acrescentar o departamento e laboratório (opcional). 
    7. Financiamento: caso o trabalho tenha sido financiado indicar o órgão por extenso. 
    8. Autoras/es e co-autoras/es: nomes completos das/os autoras/es, com as primeiras letras dos nomes e sobrenome em maiúscula. Informar o e-mail.
  • Para Pesquisas em Andamento:

As normas descritas a seguir devem ser observadas em todos os aspectos para a apresentação de pesquisas em andamento. Solicitamos especial atenção à correção ortográfica, considerando a importância do bom nível de qualidade dos Anais a serem publicados. A submissão de trabalhos deverá conter os seguintes elementos, cuja sequência está disposta da mesma forma que você encontrará na página do site.

  1. Título: com até 130 caracteres com espaço, em caixa alta e negrito; deve apresentar os principais aspectos da pesquisa ou do relato de experiência.
  2. Identificação do Eixo escolhido.
  3. Modalidade de apresentação: presencial e online (limite do número de apresentações na modalidade online)
  4. Palavras-chave: registrar três palavras-chave que identifiquem o trabalho, separadas por ponto e vírgula.
  5. Resumo Expandido: deve apresentar entre 9.000 e 11.000 caracteres com espaços. O corpo do texto deve conter os seguintes subtítulos, em negrito.
    1. Introdução: contextualização, aspectos teóricos e o(s) objetivo(s).
    2. Método: descrição do percurso metodológico, como a pesquisa foi realizada (delineamento da pesquisa, participantes, instrumentos, procedimento de coleta/produção e de análises de dados).
    3. Resultados esperados: descrição de resultados preliminares ou esperados.
    4. Etapa atual da pesquisa: descrição do estágio em que se encontra a pesquisa, considerando o planejamento do estudo.
    5. Discussão preliminar (pesquisa com resultados preliminares) ou Potenciais contribuições (pesquisa sem resultados): reflexão crítica.
    6. Referências: das obras citadas no resumo, não contabilizando para a contagem de caracteres do resumo.
    7. Filiação Institucional: informar a instituição a que pertence, cidade, estado (província), país. Caso seja vinculada/o à universidade, poderá acrescentar o departamento e laboratório (opcional). 
    8. Financiamento: caso o trabalho tenha sido financiado indicar o órgão por extenso. 
    9. Autoras/es e co-autoras/es: nomes completos das/os autoras/es, com as primeiras letras dos nomes e sobrenome em maiúscula. Informar o e-mail.
  • Templates

Template para submissão do resumo expandido 

Em formato PDF

Em formato Google Docs

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